Carta Solar e suas Principais Características


Recentemente publiquei aqui no blog um artigo sobre o que é carta solar. Como esse artigo foi bem recebido resolvi te mostrar, desta vez, suas principais características. Essas características serão muito úteis durante o processo criativo de seus projetos. Portanto leia, este artigo, com bastante atenção. 


Pontos Cardeais



Como a carta solar é um mapa da trajetória solar de uma determinada região, ela precisa ter em sua composição os principais pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste). Eles irão ajudar tanto na orientação cartográfica como em relação a leitura e interpretação de suas informações. 


Altitude ou Altura Solar



Como mapa a carta solar precisa mostrar ao projetista a altura do sol em um determinado ponto. Para que você possa identificá-lo basta verificar em que círculo ele se encontra. No caso, se o ponto estiver no circulo maior corresponde ao ponto mais baixo. Se o ponto estiver no centro, corresponde ao ponto mais alto (zenite). Cada círculo está distribuído de 10° em 10° graus. 


Leia Também: Manual do Analysis Sol-Ar (Guia Completo)

Azimute



O azimute é a distância angular entre o norte e um determinado ponto na carta solar. Sempre no sentido horário. Na carta solar o azimute está representado por várias linhas diagonais que surgi do centro e vai até a borda formando um “circulo”. Cada azimute também está distribuído de 10° em 10° graus.


Trajetória Solar



A trajetória solar é o caminho que a sol percorre ao longo do ano. Por isso que há na extremidade os dias e meses referente a trajetória. A partir dessa trajetória você também poderá identificar os solstícios de inverno e verão e os equinócios de outono e primavera. No entanto, durante o processo criativo você deve dar prioridade aos solstícios. 


Leia também: Os melhores Vídeos Publicados em 2018 - Retrospectiva

Horário



Na carta solar você encontrará os horários em que o sol estará ativo. A partir daí, você poderá identificar que em alguns momentos do ano o dia começa antes das 6 da manhã já em outros momentos ele termina um pouco depois das 18 horas. Quando for projetar, também é importante considerar os horários em que o sol está mais quente (das 10 as 16 horas). Desta forma você poderá criar proteções (brises) eficazes para seus projetos. 


Veja também o vídeo abaixo. 

Caso tenha gostado, curta, compartilhe e inscreva-se no canal

Para finalizar gostaria de saber: qual das características mostradas você achou mais interessante? 

Até a próxima.


Comentários