Que Tipo de Lâmpada Devo Utilizar, Florescente ou LED?


Pode parecer um ato simples escolher uma lâmpada e por em sua sala, quarto, cozinha entre outros espaços, mas não é. Há uma grande variedade de lâmpadas no mercado e que contém diversas vantagens e desvantagens que devem ser observadas anteriormente antes de adquiri-las. Além disso, você ou um profissional devem determinar a quantidade de lâmpadas que irá compor o ambiente para que a iluminação seja bem distribuída abarcando todo o espaço. Descobriremos juntos ao longo deste artigo que tipo de lâmpada devemos utilizar em nosso projeto?


Ao longo da história das lâmpadas houve uma grande evolução até chegar às lâmpadas de LED. Já tivemos as lâmpadas incandescente, florescentes e agora as LED. Claro que ainda há muitas outras lâmpadas que ainda estão sendo utilizadas, mas há alguns tipos que deixaram de ser utilizadas por diversos fatores. Confira agora quais os outros tipos de lâmpadas que já existiram ao longo da história.

Como já sabemos quais são os tipos de lâmpadas que existiram na história. Agora devemos saber como determinar a quantidade de lâmpadas que irá ser utilizada em um determinado ambiente. Quando estava cursando arquitetura na UFAL meus professores me ensinaram um método bem simples para determinar a quantidade de lâmpadas. No entanto com a evolução das lâmpadas, percebi na necessidade de aprender outras maneiras para calcular a quantidade de lâmpadas. Claro que o método antigo continua funcionando, mas deve-se levar em conta a equivalência em watts entre as lâmpadas antigas e as lâmpadas atuais. No método antigo nós alunos realizávamos o cálculo observando a quantidade de watts/m² para cada ambiente, já nesse método atual é observado à quantidade de lúmens/m² para cada ambiente. Utilize o método que for melhor para você.

Depois de tudo isso, é necessário retomar uma questão pontuada inicialmente. Que tipo de lâmpada devo utilizar? Vimos que há uma grande variedade delas no mercado e que é possível estabelecer a quantidade necessária de lâmpadas para um determinado ambiente através de um cálculo simples. Então para que possamos ter uma ideia de qual lâmpada é a melhor temos que ver uma comparação entre as lâmpadas incandescentes, florescentes e LED. Pelo que foi possível ver a lâmpada de LED é a melhor de todas. Claro que há algumas desvantagens, no entanto suas vantagens são maiores e por isso se tornou a melhor no Rank das lâmpadas. Mas se você ainda está na dúvida, veja uma análise mais aprofundada sobre a lâmpada de LED. Acredito que será o suficiente para que você possa trocar todas as suas lâmpadas de sua casa por LED.

Portanto vimos que há diversos tipos lâmpadas e que é possível calcular a quantidade de lâmpadas de um determinado ambiente. Além disso, vimos que a melhor lâmpada dentre as várias existentes seria a lâmpada de LED. Para complementar sua leitura veja também os tipos de iluminarias que você poderá utilizar em seu projeto. Não deixe de curtir, comentar e compartilhar e se inscrever no Canal do Arquiteto Versátil. Até a próxima.


Comentários

  1. Olá Rafael, parabéns pelo post! me auxiliou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter te ajudado. Qualquer dúvida estou a sua disposição é só deixar nos comentários. Em abraço. :D

      Excluir

Postar um comentário