Itens que Compõe a Escada


Antes que eu comece a mostrar para você os diversos exemplos de escadas que existem, os tipos de materiais possíveis que você poderá utiliza nas escadas, os cálculos necessários para dimensioná-la entre outras informações, será necessário você conhecer quais são os itens que compõe uma escada.


Os itens listados neste artigo não foram somente ligados itens físicos que compõe a escada, mas itens que o ajudaram a entender cada termo técnico utilizado nos próximos artigos sobre o tema escada.


Piso


Seria a superfície horizontal onde pisamos seja subindo ou descendo a escada. São conhecidos também como degraus da escada.

Espelho


Seria a superfície ou espaço vertical ou inclinado entre os pisos da escada. Há escada que não possui uma superfície somente o espaço entre os pisos.

Patamar


Seria a superfície horizontal mais cumprida que os demais pisos (degraus) e tem como finalidade ser um espaço de apoio ou pausa para descansar enquanto sobe a escada. Lembrando que nem todas as escadas possui um patamar. Além disso o patamar seria o elemento que funciona como separador entre um lance e outro da escada.

Guarda-Corpo


Elemento vertical disposto ao longo da escada e também no vão onde a escada está situada para que as pessoas não caiam da escada.

Corrimão


Elemento tipo barra normalmente arredondado, liso e continuo. Feito de diversos materiais. Esse elemento pode ser tanto utilizado junto ou separado do guarda-corpo e serve como apoio para as mãos tanto na subida quanto na descida da escada.

Bocel


Seria a borda saliente do degrau sobre o espelho. O bocel pode ser arredondado ou não, essa variação dependerá diretamente do material que será utilizado para criar o degrau da escada.

Quina


Seria o encontro entre a superfície do degrau e do espelho de uma escada.

Banzo


Seria o elemento estrutural que sustenta a escada. Este elemento pode está tanto na lateral da escada quanto no meio.


Lance


Seria um conjunto de degraus sucessivos e ininterruptos. Ao haver uma interrupção por exemplo com um patamar haverá um novo lance a partir desse ponto.

Largura da Escada


Espaço destinado a passagem de pessoas e objetos. Este espaço poderá variar conforme a quantidade de pessoas que irão passar pela escada, por exemplo.

Comprimento da Escada


Seria a dimensão horizontal do espaço ocupado pela escada.

Altura da Escada


Seria o espaço entre o pavimento inferior (início da escada) e o pavimento superior (fim da escada).

Pavimento Inferior


Seria o espaço onde começa a escada podendo ser possível subir a escada.

Pavimento superior


Seria o espaço onde a escada começa, mas neste caso, será possível descer a escada.


Altura do Degrau


Seria a dimensão referente à altura do espelho da escada.

Largura do Degrau


Seria a dimensão referente a largura do piso.

Largura do Banzo


Seria a dimensão do elemento estrutural que tem como função sustentar a escada.

Largura do Bocel


Seria a dimensão da saliência localizada no degrau da escada.

Espero que essa lista possa lhe ajudar na compreensão dos próximos artigos e também possa lhe ajudar a compreender alguns termos que os arquitetos e engenheiros gostam de falar.

Se houver a falta de algum termo ou item que você conheça e não se encontra no artigo, peço-lhe que deixe nos comentários. Caso realmente não faça referência a nenhum item listado neste artigo, o adicionarei a lista logo mais. Até a próxima.


Comentários

  1. Olá Rafael! tb sou arquiteto e achei seu blog super legal! adorei estes dois posts sobre as escadas! ... é tão dificil de conversar com um cliente que as vezes não sabe nem o nome das coisas.... hahahaha, vou dar o post para eles lerem antes de mostrar qualquer projeto! abrçaços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou... terá outros artigos aqui no blog sobre o tema fique ligado tanto aqui no blog como nas redes sociais... Realmente muitos clientes não possuem tal conhecimento, mas o arquiteto versátil tem como uma das funções popularizar algumas informações relacionada a arquitetura... O tema escada como sendo um dos temas que mais dá dor de cabeça resolvi começar por ele. Fiquei muito feliz com seu comentário. Seja bem-vindo ao Arquiteto Versátil volte sempre...

      Excluir

Postar um comentário