Cursos feitos Durante o Curso de Arquitetura


A formação de um arquiteto é muito ampla, pelo menos a minha foi dessa forma.

Ao longo do curso busquei aprender diversas coisas que pudesse me ajudar a compreender melhor o que seria a arquitetura e como eu poderia atuar no mercado de trabalho.

Por isso fiz curso de fotografia, design gráfico, edição de vídeo entre muitos outros cursos que até hoje me são muito úteis e me foram muito úteis ao longo do curso de arquitetura.

Não sei com precisão qual foi o curso que tive primeiro, mas imagino que tenha sido o curso de GIMP um similar do PHOTOSHOP.

Este curso me ajudou a entender um monte de coisa sobre a criação e edição de imagens em seus diversos formatos.

Dá para acreditar que até o momento antes do curso eu não sabia diferenciar uma imagem no formato JPEG de uma em PNG. Se você não sabe poderei mais à frente mostrar para você a diferença existente entre elas e o que elas podem impactar no resultado final de seus trabalhos.

Depois que fiz esse curso a palavra RENDERIZAÇÃO utilizada no curso de arquitetura tomou outro rumo.... Nunca imaginei ver outros tipos de RENDERIZAÇÃO realizada fora do campo da arquitetura.

Depois desse curso fiz o curso de INKSCAPE um editor muito semelhante ao CORELDRAW onde é possível criar imagens vetoriais.

Já neste curso utilizei os conhecimentos já adquirido no curso anterior e pude explorar com maior facilidade as ferramentas fornecidas pelo INKSCAPE.

Uma das coisas que passei a utilizar com maior frequência e me ajudou bastante em minha formação técnica como arquiteto foi a função camada. Sei que é algo simples e que é muito utilizado na arquitetura, mas a utilização desta função pelos designs gráficos é um pouco diferente do que é utilizado na arquitetura e isso me proporcionou um UP visual.

Este programa até hoje eu o utilizo e gosto muito dele pela sua facilidade construtiva, no entanto como é um programa gratuito há alguns limites, mas nada que impeça que você utilize-o. O limite encontrado foi algo particular e que me fez refazer todo o trabalho no CORELDRAW, mas depois voltei a utilizar o INKSCAPE sem problema algum.

Com esses cursos em mãos pude desenvolver com maior autonomia não somente os trabalhos pedidos pelos professores como diversos outros trabalhos que foram me surgindo ao longo do curso.

Só para que você possa entender participei de vários eventos e em sua grande maioria fui um dos criadores de seus materiais gráficos como banners, camisa, bloquinho entre outros materiais. Essa fase foi incrível. 

Gostaria de voltar a produzir trabalhos gráficos como fazia e poder explorar outras possibilidades deste universo criativo...

A história não acabou, como disse ao longo do curso de arquitetura fiz diversos cursos por isso aos poucos contarei o que aprendi com eles aqui no blog...

Os artigos serão assim, curtos, mostrando as diversas situações, pensamentos e reflexões sobre a arquitetura e tudo que a envolve. Revelando assim minha própria formação como arquiteto. Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima.

Comentários