A Evolução do Processo Projetual


Inicialmente o processo projetual era desconhecido para muitos profissionais como mostra Elvan Silva em seu livro intitulado “Uma introdução ao Projeto Arquitetônico”. Mas com o passar do tempo ele foi sendo estudado e hoje temos maior clareza sobre as etapas que compõe o processo projetual. 

Elvan Silva foi um dos primeiros pesquisadores brasileiros que estrutura de forma objetiva as etapas que compõe o processo projetual. No entanto Laert Pereira Neves, demonstra maior clareza ao publicar o livro intitulado “Adoção do Partido na Arquitetura”. Mas mesmo havendo diferentes abordagens entre eles sobre o processo projetual é possível dizer que suas obras são complementares. 

Edson da Cunha Mahfuz introduz através de seu livro “Ensaio sobre a Razão Compositiva” a discussão filosófica entre as partes e o todo. Essa abordagem é muito importante para que se possa compreender as relações entre a forma plástica contida no projeto e sua função. Foi a partir dessa discussão que surgi a questão funcionalista expressa pela frase: a forma segue a função. 

Mais recentemente temos a publicação do livro “Como Arquitetos e Designers Pensam” escrito por Bryan Lawson. Há neste livro uma abordagem bastante diferente dos demais já citados. Ele busca expor o cotidiano relacionada as atividades realizadas durante o processo projetual para a obtenção do projeto. Entre os vários assuntos discutidos no livro ele mostra que há algumas estratégias e táticas que podem e são usadas durante o processo projetual. 

Basicamente algumas informações contidas nas publicações citadas acima estão presentes no livro de Eduardo Castells intitulado “Traços e Palavras”. Sua abordagem mesmo sintética dos demais autores, ajuda na compreensão sobre o processo projetual. Além disso o autor também introduz alguns detalhes sobre o tema que os demais autores não haviam discutido. 

Até agora falei de alguns pesquisadores que tratam sobre o tema processo projetual e que ao discutir sobre o tema pontuam algumas diretrizes projetuais muito utilizadas no âmbito analógico, no entanto Castells foi o único a introduz essa discussão no campo digital também. 

No entanto no livro intitulado “O Processo de Projeto em Arquitetura: da Teoria à Tecnologia” vemos uma discussão mais focada no mundo digital e matemático. Ao longo do livro é possível ver a aplicação dos diversos softwares que auxiliam no processo projetual e até funcionam como o próprio processo projetual cabendo ao projetista, somente, selecionar a melhor proposta projetual que atenda suas necessidades e expectativas projetuais. 

No artigo “Livros sobre Processo Projetual que Você deve Ler” publicado anteriormente busquei registrar alguns livros encontrados na internet que você poderá adquirir ou baixar, no entanto alguns livros citados neste artigo não os encontrei na internet, por isso eles não se encontram na lista, caso ache os adicionarei imediatamente.

Busquei mostrar de forma rápida neste artigo a evolução do processo projetual mediante a algumas fontes bibliográficas utilizadas durante o curso de arquitetura inclusive em meu TCC. No entanto não mostrei aqui a estrutura que compõe o processo projetual citado pelos autores, mas farei isso mais à frente em uma estrutura simplificada. Continue acompanhando o blog para ver na prática como é possível desenvolver um projeto. Até a próxima.

Comentários