Processo Projetual: 7 Regras Gramaticais Utilizadas na Criação de um Projeto Arquitetônico


Você já se questionou como você pode tornar seu processo criativo mais fácil ou até mais ágil? 

Então neste artigo te mostrarei 7 regras gramaticais que farão total diferença em seu processo projetual.


Possivelmente algumas das regras que mostrarei aqui, você já as utiliza, mesmo inconsciente. No entanto a partir deste conteúdo você terá consciência e tornará seu processo mais controlável. Potencializando o resultado final do seu processo criativo. 

Mas antes de te mostrar o vídeo com as regras e sua aplicação, preciso te mostrar alguns detalhes importantíssimos.


Deslocamento 


Com relação a primeira regra temos basicamente 3 tipos. Deslocamento no eixo x (vermelho), no eixo y (verde) e no eixo z (azul). Cada eixo irá te proporcionar infinitas possiblidades criativas. Explore-as ao máximo. 

No entanto ao utilizar juntos dois ou mais tipos, em uma única forma, surgirá um quarto tipo de deslocamento. Neste caso seria o deslocamento diagonal que eu acabei não tratando no vídeo. Este tipo de deslocamento poderá gerar formas inusitadas e bastante diferente do que já são produzidas atualmente. 

Rotação 


Já a segunda regra gramatical é bastante semelhante a anterior, no entanto no lugar de deslocar a forma você irá girá-la em uma determinada direção (eixo). 

São poucos os arquitetos que se utiliza desta regra para desenvolver seus projetos. Portanto, se você deseja se destacar, explore ao máximo está regra. Claro que você encontrará diversas dificuldades para pôr em prática, mas o resultado final irá te surpreender imensamente. 

Escala 


A terceira regra gramatical irá te permitir escalonar os elementos que serão utilizados na composição de seu projeto. 

Ao escalonar, você poderá aumentar como diminuir proporcionalmente a forma que você está trabalhando. No entanto você terá total liberdade para decidir se manterá ou não a proporção ao escalonar. Mas o ideal é que a proporção seja mantida. 

Caso você tenha alguma dúvida relacionada ao tema escala recomendo que veja este artigo aqui. Com certeza todas as suas dúvidas relacionada ao tema serão eliminadas imediatamente. 

Multiplicação 


A quarta regra gramatical permitirá que você crie cópias quase que “infinitas” das formas que compõe seu projeto. Utilize com moderação esta regra. Tudo pode se tornar exagerado quando utilizado sem cautela.


A multiplicação quando bem utilizada pode gerar visualmente belos padrões projetuais. Claro que não é preciso que todos os elementos sejam iguais. Mas é claro é preciso manter uma coerência entre eles. 

Divisão 


A quinta regra irá te permitir fragmentar a forma inicial gerando a partir desta ação novos elementos. A partir deles você poderá gerar novos aspectos visuais com relação a forma inicial simplesmente distribuindo cada fragmento de forma diferente. 

O resultado final gerado pela aplicação desta regra pode ser tanto inusitado como surpreendente. Claro que somente fragmentar a forma inicial não será suficiente para criar um projeto. Você terá que aplicar outras regras para gerar novos aspectos visuais a forma inicial. 

Subtração 


A penúltima regra permitirá que você retire ou subtraia da forma inicial o que é desnecessário. Desta forma você poderá gerar a forma final de seu projeto. 

A aplicação desta regra lembra muito o processo de lapidação realizado pelos escultores sobre um bloco de madeira ou mármore. No entanto durante seu processo de subtração poderá haver falhas diferentemente das obras de um escultor. 

Possivelmente essa regra gramatical é muito utilizada por você. Não é verdade? 

Adição 


A última regra irá te permitir adicionar novas formas a forma inicial gerando assim uma forma totalmente diferente. 

Ao aplicar esta regra recomendo que você utilize formas reais. Desta forma você terá total liberdade para criar a forma de seu projeto e também mais controle. 

Cada regra mostrada aqui, pode ser utilizada individualmente, mas para que o resultado seja realmente surpreendente você terá que utilizá-las em conjunto.

Veja Também:



Se você chegou até aqui quer dizer que você está gostando do conteúdo, no entanto, preciso deixar claro que o conteúdo ainda não acabou. 

Confira abaixo um vídeo sobre o assunto tratado neste artigo. Caso você queira ver o vídeo no youtube basta clicar aqui.


E ai gostou do vídeo? Não se esqueça de inscrever-se no canal e curtir o vídeo. Não se esqueça de compartilhar o conteúdo deste artigo em suas redes sociais. 


Para finalizar, gostaria de saber qual regra você mais utiliza e por que. Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima.


Comentários