Como Criar Metas para 2016 Usando o Método SMART


Temos menos de 4 dias para que o ano de 2015 tenha seu fim, por isso, temos que, o mais breve possível, realizar nosso planejamento para 2016. Nós sabemos que a cada dia, temos menos tempo para realizarmos nossas tarefas. Pensando nisso resolvi criar um artigo que possa lhe ajudar na criação e planejamento de suas metas para 2016 de forma que possa acompanhar seu andamento e assim poder atingir seus objetivos e metas o mais breve possível.

Pesquisando na internet, achei um método chamado SMART que significa em inglês: esperto, inteligente. A palavra SMART é um acrônimo das palavras: specific (específico), mensurable (mensurável), attainable (atingível), relevant (relevante), time-bound (tempo limite). Essa ferramenta permite que você possa realizar o planejamento de suas metas e assim possa acompanhar para que possa atingi-las ou até ultrapassá-las.

Antes de iniciarmos a descrição do método SMART, temos que compreender a diferença entre metas e objetivos. A meta seria a definição de algo a ser atingível em termos quantitativos e com um prazo determinado. Já o objetivo seria a descrição do que pretende alcançar.

Ex. 1:

Conseguir um empregoOBJETIVO.

Conseguir um emprego em um escritório de arquitetura que me pague no mínimo R$ 3.000,00 até de 1 de junho de 2016. – META.

Ex. 2:

Abrir meu escritórioOBJETIVO.

Conseguir um espaço físico bem localizado que tenha minimamente uma recepção um banheiro e um espaço para o escritório em minha cidade até o dia 3 de agosto de 2016. – META.

Todos nós sabemos que ter de forma clara nossos objetivos e metas permite que tenhamos maior probabilidade para conquistá-los. Então sem mais demora vamos entender a estrutura que compõe o método SMART, para que possamos criar nossos objetivos e metas para 2016.

Específica

Tenho certeza que você já estabeleceu uma meta assim:

Quero ler mais o ano que vem;
Quero um emprego o ano que vem,
Vou participar de mais eventos o ano que vem.

Mesmo que expresse seu desejo sobre aquilo que deseja atingir, essa forma não delimita e nem especifica o que você realmente pretende. Então ao especificar, busque ser mais preciso, no que quer, dando maiores detalhes, não economize, quanto mais detalhado mais fácil será para realizá-lo.

Mensurável

Temos que determinar de forma numérica o quanto queremos atingir. Pode ser um valor qualquer, uma cifra ou um valor em porcentagem.
Se você quer vender mais, por exemplo, você terá que determinar, quanto mais você pretende vender? 1000 ingressos por show? 50 camisas sociais por semana? Tudo vai depender do seu objetivo e suas metas.

Atingível

Você terá que observar se o que você criou ou pretende criar é atingível. Se você criar algo inatingível poderá desmotivá-lo durante o percurso para atingir a meta estabelecida. Um exemplo disso seria representada por metas grande de mais, como: ser presidente de uma empresa que você trabalha. Busque sempre estabelecer metas intermediárias como: ser líder, gerente geral, diretor, até atingir sua meta, ser presidente da empresa.

Relevante

A relevância estará presente quando você determinar o porquê ou para que quer atingir aquela determinada meta. Querer passar em um mestrado, por si só é muito vago, e não há uma relevância. Mas se você disser: quero passar em um mestrado porque quero transmitir para meus alunos meus ensinamentos e experiência. A meta passará a ser relevante.

Templo Limite

Determinar uma data para que a meta seja atingida é de grande importância para que você possa verificar se foi possível cumprir a meta dentro do tempo determinado ou não. No entanto não estabeleça uma data muito longa e nem curta de mais, poderá força-lo a fazer o impossível ou até desmotivá-lo durante o percurso.

Agora compreendido a estrutura do método SMART, vamos colocá-lo em prática. Vamos imaginar que você pretende viajar para Curitiba, mas você tem que determinar quanto irá precisar, quando pretende viajar, porque pretende viajar... Então poderia ficar assim:

Viajar para Curitiba, em 2016, para conhecer e realizar minha primeira viagem para fora do nordeste, conseguir R$ 3000,00 até 6 de  junho de 2016.

Possivelmente o maior desafio para que esta meta venha a se tornar realidade seria conseguir o valor financeiro para que a viagem ocorra. Para isso, você poderá estabelecer uma meta ou metas para diminuir os gastos ou até ganhar uma graninha extra.

Portanto agora você pode estabelecer suas metas para 2016 de forma clara e dessa forma poderá ao longo do ano acompanhar o seu andamento. Viu como não é difícil, pare de procrastinar e faça logo seu planejamento para 2016. Ficou com alguma dúvida, tem alguma sugestão, deixe seu comentário abaixo. Se um de seus objetivos de 2016 for comprar algum imóvel ou terreno recomendo que leia este artigo: Itens Essenciais para Acerta na Compra de um Terreno, para ter maior chance de acerto na hora da compra. Até a próxima.

Comentários