Processo Criativo: Método SCAMPER


Ao longo do curso de arquitetura eu busquei diversos métodos que pudesse me auxilia durante o meu processo criativo. Em uma pesquisa recente encontrei novos métodos e um deles chama-se SCAMPER. Você já ouviu falar? 


O SCAMPER é uma ótima ferramenta para estimular a criatividade. Por isso, decidir te mostrar neste artigo o que é SCAMPER e como você poderá usá-lo em seu processo criativo

SCAMPER


A palavra SCAMPER é uma sigla composta por 7 palavras conceituais que bem utilizadas poderão nortear as suas ações para gerar novas soluções para seus problemas criativos. As 7 palavras conceituais que compõe o termo SCAMPER são: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor novos usos, Eliminar, Reorganizar. 


Mostrarei, a partir de agora, o que você precisa saber sobre cada termo e como você poderá aplica-los ao longo do seu processo criativo. 

Substituir


Como a própria palavra sugere, você poderá substituir um elemento por outro, porém eles terão a mesma finalidade e também os mesmos padrões. Por exemplo, ao desenvolver um projeto arquitetônico, você poderá substituir os materiais existentes no projeto por materiais que possui melhor desempenho ou resistência.

Veja Também: Banners de Arquitetura - Inspiração

Combinar


O termo combinar também é autoexplicativo. Neste caso você poderá combinar dois ou mais elementos e assim gerar um novo elemento. A combinação de materiais na arquitetura já é algo natural. Por exemplo, combinamos água, cimento e areia para gerar a argamassa. Mas podemos ir além e combinar conceitos e gerar assim novas ideias conceituais. 

Adaptar


O termo adaptar sugere que você use conceitos externos em seu projeto ajustando-o para que tenha uma nova finalidade ou tenha uma melhoria na finalidade original. Um bom exemplo seria o que ocorre em um projeto de reforma. No caso o projeto já existe, mas precisa passar por pequenos ajustes para que ele possa atender as novas necessidades dos usuários.


Veja Também: Vegetação - Representação

Modificar


O termo modificar lembra bastante o termo substituir, no entanto sua aplicação propõe que você transforme o elemento existente em algo totalmente diferente do original. Um bom exemplo seria um projeto de reforma. Neste caso você poderá ampliar os espaços existentes, eliminar ou acrescentar novas paredes para tornar seu projeto ainda melhor. 

Propor Novos Usos


Este termo é ainda mais autoexplicativo que os anteriores. No caso você poderá propor que um determinado elemento passará a ter uma função diferente que a original. Por exemplo, antes os canos eram usados somente para transportar água, no entanto com o surgimento do estilo industrial eles também passaram a ser usados para passar os fios elétricos. 

Eliminar


O termo eliminar sugere que você pode descarta algum elemento de seu projeto sem que ele cause problema, porém ele poderá gerar bons resultados. Por exemplo, em um projeto de reforma você poderá decidir eliminar algumas paredes e consequentemente você ganhará mais espaço livre em seu projeto.

Veja Também: Projetos Brutalistas - Inspirações 

Reorganizar


O termo reorganizar indica que você poderá alterar a ordem dos elementos criando assim um conjunto totalmente diferente do que já havia sido criado anteriormente. Por exemplo, ao desenvolver um projeto você possui um processo criativo que te norteará até o resultado almejado, mas ao reorganizar seu processo você poderá descobrir novas soluções projetuais. 


Veja também o vídeo abaixo.


Gostou do conteúdo? Então curta, compartilhe e inscreva-se no canal

Você usaria o método SCAMPER durante seu processo criativo?

Até a próxima.


Comentários