Estilo Industrial e suas Principais Características


Neste artigo irei te mostrar as principais características existente no estilo industrial. Essas características poderão ser muito úteis durante seu processo criativo. Portanto leia com atenção cada característica descrita neste artigo.


Todas as fotos mostradas aqui foram publicadas inicialmente no site Decorfácil. Usei também este artigo como base para a concepção deste artigo. 

Concreto Aparente e Cimento Queimado 



No estilo industrial tudo tem que ser imperfeito, rústico e grosseiro. Por isso que não há melhor material que o concreto e o cimento queimado para evidencia essas características. Em seus projetos, você pode aplicar esses materiais em qualquer lugar, mas evite o arremate. 


Tijolinho 



Outro material muito usado no estilo industrial são os tijolinhos de barro. Este material era muito usado nas antigas fábricas e galpões do século XX. Os tijolinhos, quando bem aplicados, podem gerar aconchego e conforto a todos os usuários que estejam no ambiente. 


Tubulação e Instalações Aparente 



Devido aos materiais usados na construção, é impossível não usar canos e instalações aparente. Se seu projeto não tiver esta característica dificilmente será considerado industrial. Uma ótima ideia seria pintar os canos como no projeto de Renzo Piano

Luminárias (Iluminação Artificial) 



As luminárias também são muito evidenciadas neste estilo. As luminárias mais usadas são as de teto, principalmente, as que tem sua lâmpada presa pela fiação. No entanto, há outros tipos de luminárias que você pode e deve usar em seus projetos para torná-lo mais atraente.


Janelas e Portas Largas 



Caso você não sabia o estilo industrial surgiu a partir de galpões e fábricas. Por isso, que suas janelas e portas são largas. Elas eram desta forma, para tornar o ambiente de trabalho ideal para os trabalhadores. Em seus projetos use esquadrias de ferro ou aço com vãos fechados em vidro. 


Ambientes Integrados 



Ter os ambientes integrados surgiu a partir da ocupação dos antigos galpões. Nesta época todos os ambientes não possuíam paredes ou divisórias. Com a integração dos ambientes você permite maior interação social entre os usuários de seu projeto. Mas cuidado com os excessos. 


Móveis e Eletrodomésticos 



Na hora de escolher os móveis prefira aqueles que são em: ferro, aço ou madeira maciça. Móveis antigos são ideais. Já os eletrodomésticos, prefira aqueles que são em aço inox. Diferente do arremate do concreto os móveis e eletrodomésticos deve possuir um design moderno e elegante. 

Cores 



A escolha das cores para seu projeto pode ser decisivo para seu sucesso. As cores sóbrias e neutras são predominantes. Portanto, use: preto, branco e cinza. As cores vibrantes também podem ser usadas. Mas evite excessos. As cores mais usadas, neste caso, são: vermelho, amarelo e azul. 


Confira, agora, o vídeo abaixo. 

Caso tenha gostado do conteúdo, curta, compartilhe e inscreva-se no canal

Para finalizar gostaria de saber: qual característica, mostrada neste artigo, você mais gostou? Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima.


Comentários