Pantone elege cor Classic Blue para 2020

Pantone elege cor Classic Blue para 2020

Venho acompanhando a Pantone bem de perto desde o ano de 2018. De lá para cá tivemos a cor Ultra Violet e a cor Living Coral


Das duas cores escolhidas pela Pantone a Living Coral foi a que eu mais gostei. Gostei tanto da cor que acabei publicando um artigo sobre a Living Coral aqui no blog. Recomendo que reveja o artigo. 

Mas mesmo tendo gostado da cor Living Coral ambas as cores são bem bonitas. O que você acha? 

O ano de 2019 está acabando e finalmente a Pantone revelou qual é a cor que será usada ao longo do ano de 2020. Você quer saber qual é a cor do ano e as paletas de cores complementares que você poderá usar em seus projetos? Então recomendo que continue lendo o artigo.

Pantone 19-4052 Classic Blue – Pantone 2020


A PANTONE 19-4052 Classic Blue foi a cor escolhida pela Pantone para ser usada por diversos profissionais ao longo de 2020. Esta tonalidade sem sombra de dúvida é muito simples. Porém sua simplicidade não deixa a desejar. A PANTONE 19-4052 Classic Blue é atemporal e ao mesmo tempo extremamente elegante. 

A PANTONE 19-4052 Classic Blue transmite a nossa mente a sensação de tranquilidade. Sem dúvida, é tudo que precisamos, neste momento, para poder nos inspirar e assim construir um futuro brilhante com uma base sólida e resiliente. 


A seguir te mostrarei o que a diretora executiva do Pantone Color Institute pensa a respeito da cor PANTONE 19-4052 Classic Blue. 

“Vivemos uma época na qual é preciso ter fé e confiança. Essa certeza e constância é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma cor sólida e confiável na qual sempre podemos nos apoiar. Permeada por uma profunda reverberação, PANTONE 19-4052 Classic Blue é um porto seguro onde ancorar. Um azul sem limite como o vasto e infinito céu noturno, PANTONE 19-4052 Classic Blue nos incentiva a olhar além do óbvio e assim expandir nosso pensamento; desafiando-nos a refletir com mais profundidade, aumenta nossa perspectiva e abre o canal da comunicação.” Leatrice Eiseman - Diretora Executiva do Pantone Color Institute 

Sem sombra de dúvida estamos passando por uma época que é preciso acreditar e confiar que coisas boas virão. 

A PANTONE 19-4052 Classic Blue é atemporal e extremamente confiável. Podemos usá-la em nossos projetos com total confiança. Dificilmente iremos errar ao usar a Classic Blue. Mas não quer dizer que não possamos usá-la para romper padrões. 

Como a própria Leatrice Eiseman disse acima, a PANTONE 19-4052 Classic Blue nos instiga a refletir e consequentemente podemos ir além do óbvio em sua aplicação em nossos projetos. 

A Pantone também destaca 4 pontos relacionados a PANTONE 19-4052 Classic Blue que pode nos ajudar a entender ainda mais sobre a cor do ano de 2020. Veja a seguir quais são eles.

Uma Nova Era


A Pantone inicialmente destaca que a cor PANTONE 19-4052 Classic Blue é símbolo da nova era. Ela é empática e instigante, contemplativa e interativa. 

De cara não gostei da terminologia “símbolo da nova era”, porém os termos que destaca as possíveis características que a cor PANTONE 19-4052 Classic Blue possui é muito interessante. Claro que é preciso entender melhor até onde a cor PANTONE 19-4052 Classic Blue é empática e como será a interatividade gerada por ela. Estamos falando de uma cor e não de algo vivo ou estou errado? 


A Pantone diz também que a cor PANTONE 19-4052 Classic Blue enfatiza o desejo por estabilidade e confiança. Isso sem sombra de dúvida eu concordo. A cor azul é muito usada por diversas empresas que desejam transmitir a seus clientes que ela é confiável e segura

A cor PANTONE 19-4052 Classic Blue permitirá grande liberdade criativa aos arquitetos e designers. Isso quer dizer que, mesmo sendo uma cor primária, nós podemos usá-la em diversos acabamentos e revestimentos tanto sozinha como em comunhão a outras cores. Literalmente veremos o quanto a cor PANTONE 19-4052 Classic Blue pode ser versátil em 2020.

Aumentando as Conexões Humanas 


Inicialmente a Pantone diz que a cor PANTONE 19-4052 Classic Blue é sincera e que transmiti uma mensagem honesta, transparente e de abertura. Desta forma ele pode gerar possíveis conexões humanas. Honestamente, tenho minhas dúvidas sobre isso. 

As vezes eu não entendo de onde vem todas essas definições subjetivas sobre as cores. Eu sei que há várias teorias sobre elas, mas essas características humanas sobre as cores me incomoda bastante. Estamos falando de uma cor, de uma simples cor, e não de um ser humano e suas características. 


A cor PANTONE 19-4052 Classic Blue indicada pela Pantone para 2020 é a cor mais escolhida no mundo. Ela é pacífica e de fácil identificação, além disso, ela também pode proporcionar uma inclusão entre as pessoas de diferentes culturas. 

O azul escolhido lembra a cor do céu noturno ao entardecer. Ele nos inspira olhar além e assim provoca a expansão dos nossos pensamentos. Podemos assim gerar novas perspectivas e novos canais de comunicação.

Uma Cor para o Bem-Estar 


Com relação a este ponto a Pantone diz inicialmente que a cor PANTONE 19-4052 Classic Blue é empática e instigante, contemplativa e reflexiva. Pode até ser em algum momento, mas como ela será empática? Como a cor PANTONE 19-4052 Classic Blue terá a capacidade de sentir o que outra pessoa esta sentindo? 

Através da cor PANTONE 19-4052 Classic Blue é possível ter diversas experiências multissensoriais. Desta forma será possível alcançar um número maior de pessoas de acordo com suas próprias capacidades. É por esta razão que a Pantone escolheu esta cor para 2020. Acho que não foi só por este motivo que ela foi escolhida. 

Agora eu fiquei muito curioso para saber como será essas experiências multissensoriais atreladas a cor azul escolhida pela Pantone.

Empática para Todos 


O projeto da Cor do Ano tem como objetivo educar a todos sobre o poder da cor, assim será possível criar diversas histórias em torno da cor. Pela primeira vez a Pantone irá expandir o projeto da Cor do Ano para uma experiência multissensorial. Até então o projeto da Cor do Ano usava somente experiências visuais. 

Cada um dos 5 sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato) possui a capacidade interpretativa diferente. Experiências que usam os 5 sentidos gera no usuário a capacidade de se conectar com ele próprio, além disso, também pode criar novas associações, fortalecer as experiências e intensificar a memória. Isso, ao meu ver, é sensacional. 


A experiência multissensorial pode intensificar o poder da cor PANTONE 19-4052 Classic Blue, podendo assim atingir mais pessoas. Desta forma cada usuário poderá de forma individual criar sua própria perspectiva através da cor PANTONE 19-4052 Classic Blue.

Aplicações Harmônicas de diversas Cores com a Cor do Ano 


Até agora vimos a visão da Pantone sobre a cor PANTONE 19-4052 Classic Blue. Porém quais são as cores que podemos usar em comunhão com a cor PANTONE 19-4052 Classic Blue? 

Pensando nisso, a Pantone disponibilizou algumas paletas de cores que podemos usar durante nosso processo criativo. 

A seguir te mostrarei as paletas de cores disponibilizadas pela Pantone. 

Pantone elege cor Classic Blue para 2020

A primeira paleta de cores foi intitulado como ponder ou ponderar em português. Ela também pode ser vista como avaliar que é um sinônimo da palavra ponderar. Espero que o termo escolhido tenha realmente relação com as tonalidades da paleta mostrada acima. 

De todas as paletas de cores sugeridas pela Pantone este ano, essa é a mais suave de todas elas. Se você está pensando em criar um ambiente calmo e tranquilo, com certeza, esta paleta de cores será assertiva para seu projeto. Mas tenha cautela ao usar as cores quentes que há na paleta, é recomendado que mantenha a proporção entre as cores mostradas na paleta acima. 

Pantone elege cor Classic Blue para 2020

A segunda paleta de cores foi intitulada snorkel. Neste caso não há uma tradução, porém, esse termo se refere ao tubo usado por mergulhadores para poder respirar debaixo da água. 

Observando as cores da paleta você verá que uma das cores lembra muito a cor Living Coral que foi a cor do ano passado. Inclusive o titulo desta paleta é bem sugestivo. Você concorda comigo? 


Esta paleta de cores possui tanto cores fortes e vibrantes que torna esta paleta extremamente radiante e alegre, como também há cores mais clássicas como branco e preto. Esse contraste entre as cores vibrantes e as cores clássicas gera harmonicamente um porto seguro, simplesmente porque já temos ótimas referencias anteriores para poder lidar com elas. 

Pantone elege cor Classic Blue para 2020

A terceira paleta de cores foi intitulada como desert twilight que na tradução pode ser descrito como crepúsculo do deserto. Observando a tradução do título da paleta e as cores que a compõe, lembrei imediatamente do filme Aladdin que foi lançado este ano. Você teve a mesma impressão com relação a esta paleta de cores? 

Segundo a Pantone as cores existentes nesta paleta lembra o céu ao anoitecer. As cores metálicas são sofisticadas e possivelmente provocará um brilho esplendoroso como um crepúsculo no deserto. Se alguém já viu o anoitecer no deserto, me diga nos comentários se o céu possui realmente essas cores? 

Pantone elege cor Classic Blue para 2020

A quarta paleta de cores foi intitulada exotic tastes, neste caso, podemos traduzi como gostos exóticos. Espero que a Pantone não esteja se referindo, por exemplo, comer besouro frito ou até ovo milenar. 

Como a cor do ano foi a PANTONE 19-4052 Classic Blue, e neste caso a paleta de cores remente a comidas exóticas, a Pantone quer dizer que os alimentos aqui em evidência são alimentos azuis. Mas é claro que nem todos os alimentos, temperos e condimentos terão esta cor. 

Segundo a Pantone, alimentos com uma tonalidade parecida com a cor PANTONE 19-4052 Classic Blue são ricos em antocianinas, uma forma de proteção à boa saúde. Ela pode ajudar na construção de uma base sólida com relação ao bem-estar e o autocuidado. 


Segundo a Pantone, alimentos com uma tonalidade parecida com a cor PANTONE 19-4052 Classic Blue são ricos em antocianinas. As antocianinas são responsáveis pela coloração de diversas frutas e também protege diversas plantas e frutos contra a luz ultravioleta (UV). Ela pode ajudar na construção de uma base sólida com relação ao bem-estar e o autocuidado. 

Agora eu fiquei bastante curioso para saber como será a aplicação destas cores em um projeto e qual será o resultado final. 

Pantone elege cor Classic Blue para 2020

A quinta e última paleta de cores disponibilizada pela Pantone foi intitulada como untraditional que ao traduzir temos o seguinte significado: não tradicional. Esse título proposto pela Pantone para essa paleta de cores, ao meu ver, diz muito sobre ela. 

Ao usar esta paleta de cores é muito importante tomar muito cuidado com a proporção usada de cada cor em seu projeto. Um pequeno deslize na proporção e o resultado final será desastroso. 

Segundo a própria Pantone não há nada mais disruptivo e não tradicional que a paleta de cores disposta acima. As cores que compõe esta paleta é incomum e inesperada.

Conclusão 


A cor PANTONE 19-4052 Classic Blue escolhida pela Pantone é simples, porém é extremamente elegante e possuo grandes atributos para poder gerar grandes transformações ao longo de 2020. 

Porém há alguns conceitos pontuadas pela Pantone que será preciso esperar algum tempo para poder ver se realmente terão real aplicação. Como exemplo, posso citar as experiências multissensoriais. Neste caso, eu preciso ler mais sobre o assunto para ter uma melhor compreensão sobre este conceito e sua aplicação, principalmente, com relação a arquitetura. 


Como você pode ver ao longo deste artigo, nem todos os conceitos pontuados pela Pantone, eu tive uma boa impressão. Alguns deles foi até difícil de compreender. Um ótimo exemplo é com relação a empatia que a cor PANTONE 19-4052 Classic Blue pode proporcionar aos usuários. Eu ainda tenho a impressão que isso não é possível. Porém se você tiver uma opinião contrária é só dizer nos comentários a baixo. 

As paletas de cores que foram sugeridas pela Pantone serão de grande ajuda durante o processo criativo. Porém durante o uso das paletas de cores será necessário ter bastante cautela para que não haja um erro colossal. 

O que você achou da cor escolhida pela Pantone para o ano de 2020? E qual das paletas de cores sugeridas pela Pantone você usaria imediatamente? 

Compartilhe este artigo para que mais pessoas possa conferir seu conteúdo. 

Siga também as minhas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest e Twitter

Até a próxima. 

Referências 



Comentários

  1. As cores dos últimos anos estão me agradando muito e essa não foi diferente.
    Apenas uma ressalva que nada tem a ver com o assunto do post, só estou conseguindo comentar por aqui logando em uma conta do google e também está dando erro ao acionar a notificação de resposta do comentário.
    No mais, parabéns! Post muito completo! Estou começando o meu agora e procurando referências de escrita.
    Alice Lima
    https://descubrasil.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      Quanto a função comentário você só deve comentar com a conta logada. É o recomendado.

      Caso você você não esteja sabendo, o Google recentemente desabilitou comentários que não tivesse vinculação com a conta do Google. Essa mudança, ao meu ver, foi muito boa.

      Fico feliz que esteja começando no mundo dos blogs. Qualquer dúvida é só dizer.

      Um abraço. :D

      Excluir

Postar um comentário