Conheça os 4 Tipos de Capas de Livro que os Designers Normalmente Desenvolvem


Quando me deparo com um livro novo, analiso primeiramente sua capa. Depois leio sua sinopse. E por fim, confiro seu miolo. 

Dizem que não devemos julgar um livro pela capa, mas eu faço. E possivelmente você faz também. 


É inegável desconsiderar do processo de escolha de um livro a análise da composição da capa do livro. 

Dizem também, que a primeira impressão é a que fica, no entanto, ela pode se alterar. Isso já aconteceu comigo algumas vezes. 

Leia Também: 



Tenho certeza que você sabe o quanto a capa de um livro é importante. No entanto, que tal conhecer os tipos de capas de livro desenvolvida pelos designers? 

Capa de Livro Tipográfica 


Ao desenvolver uma capa tipográfica o designer busca valorizar as palavras que irão compor a capa do livro. Durante o processo criativo ele pode ser minimalista como pode ser extremamente expressivo. Tudo isso vai depender do tipo de fonte tipográfica que ele irá utilizar em sua composição.





Capa de Livro Ilustrada 


No caso da capa ilustrada, o designer utiliza uma ilustração para compor a capa. Essa ilustração pode ou não ocupar totalmente o espaço da capa. No entanto não há somente a ilustração na capa, há também diversos textos. Normalmente as fontes tipográficas utilizadas são extremamente expressiva. No entanto, ilustração e fonte tipográfica se complementam.




Capa de Livro Fotográfica 


Na capa fotográfica o designer utiliza uma fotografia ou uma montagem fotográfica para compor a capa. Esse método é semelhante ao utilizado nas capas ilustradas. No entanto, as fontes tipográficas utilizadas neste tipo são simples, mas complementar. Mas é claro, há suas exceções.




Capa de Livro Abstrata 


Na capa abstrata o designer pode utilizar qualquer coisa para compor a capa. No entanto é necessário ter relação com o conteúdo do livro. Hoje em dia, poucos designers criam capa deste tipo. Mas, sem dúvida, este tipo de capa gera belíssimas composições. Além disso, as fontes tipografias utilizadas são geralmente simples, mas há exceções.





Para complementar o conteúdo lido, que tal, conferir, o vídeo abaixo? Para conferir o vídeo no Youtube basta clicar aqui.


Não deixe de curtir o vídeo, comentar aqui no blog e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais. Além disso, não se esqueça de inscrever-se no canal

Conclusão 


Desde o início deste artigo busquei mostrar para você o quanto a capa de um livro é importante. Mas fui além e mostrei para você 4 tipos de capas que são, geralmente, criadas pelos designers. Para cada tipo de capa reuni 4 exemplares para que você pudesse se inspirar. 

Leia Também: 



Cada tipo de capa possui características especificas que as definem. No entanto, algumas delas podem possuir características que remente a outros tipos. 

Por exemplo, uma capa de um livro pode ser tanto abstrata como fotográfica. 

Para finalizar, gostaria de saber qual tipo de capa você gosta mais? 

Até a próxima. 



Comentários

  1. Gosto das abstratas. Acho que a criatividade é maior.

    ResponderExcluir
  2. Terrível! Quem escreveu isso não tem qualquer conhecimento sobre a área.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descordo de você. Terrível não está. Hahaha.

      Este texto não é um artigo técnico. Na verdade, é mais um ponto de vista pessoal como as capas de um livro são construídas. Se são realmente construídas desta forma eu não sei.

      Se você leu o artigo, você deveria ter visto que eu coloquei algumas referências que mostram tecnicamente quais são os tipos de capas que os designers desenvolvem. Caso não tenha visto, recomendo que veja as fontes.

      Se não seja suficiente, é uma pena, mas foi o que deu pra fazer na época. Mas o artigo pode ser melhorado.

      Obrigado pelo feedback.

      Se você achou tão ruim assim o texto escrito, que tal escrever um artigo técnico com sua visão e me enviar? Terei o maior prazer em publicar em meu blog e divulgar seu trabalho. Mas só aceito se for um texto tecnicamente embasado.

      E ai topa o desafio.

      Se gostou da ideia entre em contato.

      Um abraço. :D

      Excluir

Postar um comentário