Estudo da Forma – Mesa de Madeira


Andei observando o blog e percebi que já produzi vários estudos da forma relacionado a decoração. Dentre os modelos desenvolvidos temos: banco de madeira, poltrona, 2 estantes modulares e um rack nórdico. Há outros estudos da forma, mas estão relacionados a outros assuntos. A partir daí resolvi te mostrar o processo criativo de uma mesa de madeira. 


O processo criativo usado para desenvolver esta mesa de madeira foi misto. Neste caso usei tanto a técnica de criar grupos como a técnica de esculpir a forma desejada a partir de uma volumetria primária. Agora que você sabe disse ficará mais fácil para entender cada etapa do processo criativo. 
Para começar desenvolvi a volumetria que nortearia todo o meu processo criativo da mesa de madeira. A volumetria desenvolvida medi 80 x 80 x 120 cm respectivamente. 

A partir da volumetria decidir criar o tampo da mesa. Neste caso ele mede o seguinte: 3 x 80 x 120 cm. 

Depois resolvi definir onde ficaria os pés da mesa e sua respectiva espessura. Caso você queira saber os pés desenvolvidos para esta mesa medi 77 x 5 x 5 cm. 
Como o processo criativo dos pés da mesa foi totalmente diferente do tampo, precisei fazer uma limpeza antes de continuar o processo criativo da mesa.


Para criar uma base rígida para suportar o tampo da mesa e qualquer esforço proveniente dos elementos que poderão ser colocados sobre a mesa, decidir criar aberturas que permitirão que algumas peças de madeira possa ser encaixadas e assim criar a rigidez necessária para a base mesa. 

Após a criação das aberturas realizadas nos pés da mesa decidir criar as peças de madeira que se encaixarão e preencherão estas aberturas. Essas peças não só se encaixa aos pés da mesa como se encaixa entre elas. Além disso, as peças menores são “macho” e as maiores são “fêmea”. Os termos “macho” e “fêmea” são simbólicos e serve para descrever a forma das peças.

Para finalizar meu processo criativo, selecionei um tipo de madeira da biblioteca do Sketchup e apliquei sobre a forma desenvolvida. 

Caso você queira usar esta mesa de madeira em seus projetos, basta adquirir a minha Biblioteca 3D


Veja agora o vídeo abaixo:


Gostou do conteúdo? Então curta, compartilhe e inscreva-se no canal

O que você mudaria neste novo estudo da forma?

Até a próxima.


Comentários