Veja as Novas Volumetrias da minha Biblioteca 3D

Veja as Novas Volumetrias da minha Biblioteca 3D

Janeiro e fevereiro de 2022 não foi nada fácil para mim. Eu publiquei um artigo aqui no Arquiteto Versátil explicando tudo para você. Porém mesmo com alguns problemas eu decidi usar meu “tempo livre” para criar novas volumetrias para a minha biblioteca 3D.


Neste artigo, eu irei te mostrar as novas volumetrias que foram criadas e adicionadas recentemente na minha Biblioteca 3D.

As volumetrias que compõe a minha Biblioteca 3D se divide em 2 tipos: volumetrias comuns e volumetrias dinâmicas.

As volumetrias comuns como a própria palavra diz elas são comuns. Este tipo de volumetria você encontra em qualquer tipo de biblioteca 3D.

Já as volumetrias dinâmicas são volumetrias especiais. Este tipo de volumetria permite que você interaja com elas.

Por exemplo:

Ao clicar em uma determinada região de uma volumetria dinâmica ela irá se transformar, seja mudando de cor, se mexendo ou mudando de escala. Esses são só alguns exemplos do que uma volumetria dinâmica pode fazer.

Em um estudo da forma publicado aqui no blog, eu mostrei a criação de um Rack Dinâmico. Recomendo que dê uma olhada neste artigo para entender melhor o que eu estou falando.

Através deste conteúdo você verá as portas e as gavetas do Rack Dinâmico abrirem ao clicar nelas. Isso poderá ser um grande diferencial quando estiver apresentando o projeto para seus clientes.

Lembre-se que este tipo de volumetria é incomum nas bibliotecas que são vendidas pela internet.

Agora que você sabe quais são os tipos de volumetrias que há na minha biblioteca 3D, vou te mostrar as novas volumetrias que adicionei recentemente na minha biblioteca.

Veja as Novas Volumetrias da minha Biblioteca 3D

Na imagem acima você consegue ver duas volumetrias. As duas correspondem a uma cama de casal.

Na primeira volumetria você encontrará somente a cama de casal, já na segunda volumetria você encontrará a cama de casal com um conjunto de almofadas.

Se você quer usar uma volumetria simples em seu projeto, basta usar a primeira. Se deseja usar uma volumetria um pouco mais elaborada use a segunda volumetria.

Veja as Novas Volumetrias da minha Biblioteca 3D

Se você acompanha o Arquiteto Versátil você viu que eu criei recentemente uma cama de solteiro e uma bicama. A partir dessas duas volumetrias eu decidi criar tanto a cama de casal que mostrei anteriormente quanto as beliches mostradas na imagem acima.

Da mesma forma que há dois modelos de volumetrias para a cama de casal eu também decidi disponibilizar duas volumetrias para as beliches. Porém as diferenças entre elas é bem mais elaborada que nas camas de casal.

Ao olhar rapidamente para as duas volumetrias, você verá que as duas camas possuem uma estrutura semelhante. Mas elas definitivamente não são iguais.

Na primeira beliche você terá uma escada e uma proteção em alumínio.

Já na segunda beliche a estrutura da escada muda totalmente. E o material usado seria em madeira, pintado de cinza. Não posso esquecer que a segunda beliche também possui almofadas como na cama de casal.

Veja as Novas Volumetrias da minha Biblioteca 3D

A partir da cama de solteiro que publiquei aqui no Arquiteto Versátil eu decidi criar uma cama box de solteiro.

A cama box possui uma estrutura muito mais simples que a cama de solteiro que usei de base para criar a cama box mostrada na imagem acima.

Após criar a cama box eu decidi criar uma segunda versão. A segunda versão foi criada para que haja uma diferenciação visual entre o colchão e a base da cama box. Essa diferenciação fará total diferença quando o arquiteto for renderizar a cama box.

Veja as Novas Volumetrias da minha Biblioteca 3D

Na imagem acima você pode ver as volumetrias dos colchões que foram criados em um estudo da forma que eu publiquei aqui no Arquiteto Versátil. Porém antes de adicionar as volumetrias na biblioteca eu resolvi aprimorar cada colchão. Neste caso eu modifiquei as alturas que compõe cada colchão e criei uma versão totalmente branca.

Como este tipo de volumetria é bem simples e estão todos relacionados eu decidi manter todos eles em um só arquivo. Desta forma, se você quiser conferir as dimensões de cada colchão e suas respectivas alturas, basta baixar o arquivo.

Veja as Novas Volumetrias da minha Biblioteca 3D

Falei anteriormente que eu havia criado uma cama de solteiro bicama. A cama que eu criei no estudo da forma tinha uma textura diferente com relação ao colchão. Nesta versão eu decidi mostrar a volumetria com um colchão mais minimalista. No meu ponto de vista essa volumetria ficou bem melhor que a outra. Mas ambas tem seu valor estético.

A volumetria acima é comum, mas na próxima atualização da minha biblioteca 3D eu irei disponibilizar uma versão dinâmica.

Veja as Novas Volumetrias da minha Biblioteca 3D

Da mesma forma que eu criei uma versão mais simples da cama de solteiro bicama eu também criei uma versão mais simples para a cama de solteiro.

Recomendo que você dê uma olhada no artigo onde eu mostro todo o passo a a passo que usei para criar esta cama de solteiro no SketchUp.

Veja as Novas Volumetrias da minha Biblioteca 3D

Se você observou atentamente as imagens mostradas até este momento, você percebeu que na minha biblioteca 3D tem tanto volumetrias únicas como volumetrias agregadas a outras. A minha intenção com este tipo de volumetria é tornar o processo projetual mais rápido.

Quando começamos a projetar e não temos uma biblioteca 3D para nos auxiliar é bem provável que você irá baixar item por item e depois irá agregar ao seu projeto. Porém, neste caso você não precisará fazer isso. Conforme eu for tendo novas volumetrias que agregue a volumetria mostrada na imagem acima irei adicioná-la juntas. Desta forma você ganhará mais tempo ao desenvolver seus projetos.

Veja as Novas Volumetrias da minha Biblioteca 3D

Lembra que eu falei lá no início deste artigo que a minha biblioteca 3D possui volumetrias especiais. A imagem acima mostra uma das volumetrias dinâmicas que eu adicionei recentemente.

A imagem acima corresponde a uma volumetria de um baú dinâmico. Para poder interagir com ele, você terá que clicar na tampa do baú. Ao fazer isso, a tampa do baú se abrirá. A imagem acima também mostra como o baú ficará quando ele estiver aberto.

Em breve, criarei novas versões de baú dinâmico para a minha biblioteca e há uma grande possibilidade de usar esta volumetria como base.

Veja as Novas Volumetrias da minha Biblioteca 3D

Na imagem acima você pode ver mais uma volumetria dinâmica. Porém desta vez eu precisei juntar uma volumetria comum com uma dinâmica para que eu pudesse criar uma versão aprimorada de uma cama de casal.

A cama de casal acima possui dois baús. Um que compõe a cabeceira e o outro localizado nos pés da cama. O baú localizado nos pés da cama pode ser usado como recamier. Caso você não saiba o que é um recamier recomendo que dê uma olhada neste artigo aqui onde eu mostro alguns exemplos de recamier.

A volumetria acima possui as mesmas propriedades que a volumetria do baú que mostrei anteriormente. Isso quer dizer que ao clicar sobre a tampa de cada baú ela irá se abrir.

Existe mais um detalhe que preciso te dizer. O baú localizado nos pés da cama pode ser retirado do conjunto, já o baú da cabeceira não dar para fazer isso, porque ele faz parte da cabeceira da cama.

Essas são algumas volumetrias que foram adicionadas na minha biblioteca 3D recentemente. Caso você queira ter acesso a estas e as demais volumetrias que há na minha biblioteca 3D recomendo que compre a minha biblioteca 3D.

Se você gostou deste conteúdo, curta, compartilhe e torne-se um Membro do Arquiteto Versátil para não perder nenhum conteúdo.

O que você achou das novas volumetrias que foram adicionadas recentemente na minha biblioteca 3D? Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima.


Comentários

  1. Muito legal o post. Parabéns pelo trabalho.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário