Parabéns por 1 Ano de Blog e 100 Artigos Publicados - Lembranças


No dia 26 de agosto de 2015 foi criado depois de muito trabalho e pesquisa o blog Arquiteto Versátil. Parece que foi ontem que o criei. Não parece? De lá para cá foram produzidos diversos artigos e vídeos além de muitos outros materiais para o blog. Este artigo é tanto para comemorar a criação do blog como para comemorar os 100 artigos publicados aqui no blog. Eu disse publicados no blog. Muitos artigos foram produzidos, mas alguns deles foram descartados ao longo do processo. Dentre os vários artigos produzidos aqui no blog irei relembrar de alguns deles que fora de grande importância para o crescimento do blog. E tenho que reforçar que o blog continuará crescendo e amadurecendo para poder criar tanto projetos como artigos e vídeos para os leitores e clientes do Arquiteto Versátil.


O primeiro artigo do blog que foi bastante significativo refere-se a minha formatura vocês estão lembrados? Contei com detalhes o que aconteceu e o quesentir em cada momento da formatura. O estilo narrativo denominado crônica é um dos gêneros que mais gosto de ler, mas nunca imaginei escrevendo algo relacionado. Mas naquele momento eu não tinha como deixar passar. Esse registro foi tão importante para o blog como para mim que tive que colocar no topo da lista das memórias do blog.


Como o blog é sobre arquitetura resolvi produzir um artigo relacionado a um projeto de uma casa desenvolvido pela arquitetura Bela Gebara e que foi construído em São Paulo. Este projeto chamou bastante minha atenção tanto por sua forma conceptiva como pelos matéria empregados no projeto. Ao longo do texto faço uma análise minuciosa sobre o processo conceptivo. Reveja!


Eu não poderia deixar de falar aqui sobre os vídeos produzidos para o canal do youtube, e que são publicados aqui também. Ele foi um dos primeiros vídeos publicados no canal e possui uma linguagem bastante objetiva e que mais se adequa ao meu estilo. Claro que ao longo do tempo passei a produzir outros tipos de vídeos, mas este sem sobre de dúvida é o estilo que mais atende a versatilidade do blog Arquiteto Versátil. O vídeo revela aos alunos de arquitetura alguns livros que necessariamente precisarão ler como também mostra alguns livros que irão ver ao longo do curso. Que pena que não produzi mais vídeos sobre este tema, mas gostei muito do resultado final deste vídeo. E vocês?


Como me referir anteriormente sobre processo conceptivo não poderia deixar de falar sobre o artigo onde trato sobre a aplicação e como aplicar o Brainstorming. O Brainstorming seria um processo projetual ou conceptivo muito utilizado tanto por arquitetos como por designs em suas atividades diárias. É um tema que gosto de tratar no blog e que possivelmente poderei mais a frente produzir novos artigos.


O curso de arquitetura fornece ao profissional e também ao aluno um leque imenso de referências intelectuais que podem nortear seu trabalho.  Essas referências podem vim de vários lugares. Ao criar o artigo referindo-se a arte de rua relatei e revelei um pouco sobre minha formação como arquiteto e sobre um dos cursos que eu fiz e que foram de grande importância para minha percepção espacial e também arquitetônica. Para saber qual foi o curso terá que ler o artigo.


Um dia eu estava motivado a realizar um projeto e estava a dias experimentando alguns software relacionado a arquitetura. Foi a partir das experimentações que surgiu a ideia de criar este artigo. Eu já tinha produzido um artigo relacionado ao tema luminárias, mas eu queria dá ênfase e mostrar aos leitores os efeitos luminosos de uma determinada luminária. Foi então que depois de alguns dias criando o ambiente e fazendo experimentos que o artigo saiu. O trabalho foi gratificante porque até hoje é um dos artigos mais visto no blog.


Enquanto o blog foi crescendo foi necessário passar por algumas mudanças. Isso é normal acontecer com qualquer empresa ou projeto que você estiver envolvido. Algumas mudanças bastante relevantes para o blog foram mostradas aqui através de um artigo onde mostrei o porque da nova repaginação das miniaturas dos vídeos do canal do youtube. Atualmente voltamos a utilizar a paginação antiga, mas há uma justificativa para isso. Como a linguagem do vídeo é única do começo ao fim eu não poderia criar uma capa que fosse diferente disso. Não é mesmo? Pelo menos não tive motivos claros para fazer diferente.


Aqui no blog também teve a produção de artigos relacionados ao tema notícias. Uma das notícias mais relevantes do blog foi a que registrei a proibição das lâmpadas incandescentesdo mercado brasileiro. O artigo é bastante simples, mas fornece ao leitor o processo de proibição das lâmpadas. Foi tão importante para os leitores como para mim que não sabia sobre todo o processo envolvendo a proibição das lâmpadas.


Depois de tanto tempo produzindo artigos para o blog, percebi que havia algumas falhas minhas e uma delas era a produção de artigos ou vídeos que não tinha uma relação direta com a arquitetura. Foi então que retomei a produção dos artigos relacionado a arquitetura com um artigo sobre decoração. Não é um artigo onde mostro exemplos de arquitetura diretamente, mas mostro produtos que podem ser adquiridos para por na decoração existente complementando ou dando uma nova percepção ao espaço físico da casa ou lugar que almeja repaginar ou redecorar.


Depois da criação do Arquiteto Versátil surgiu uma oportunidade única e inesquecível de produzi um projeto para um casal de clientes. Meu primeiro projeto como arquiteto. Ao longo do processo registrei alguns vídeos para o canal do youtube, mas o artigo mais relevante de todo o processo é o artigo onde mostro o resultado final do projeto no caso a proposta final. A experiência de mostrar a proposta ao cliente foi incrível principalmente por eles se encantarem com o material produzido para eles.

Ao longo desse primeiro ano de blog o Arquiteto Versátil passou por várias mudanças e aprimoramentos que foram bastante significativos para seu crescimento. Claro que o processo de aprimoramento é constante e o manterei sempre mesmo que o blog alcance seu principal objetivo. O que o blog conquistou até o momento é graças a vocês, portanto obrigado a todos que ajudaram e peço que continue ajudando... Desejo fortemente que tenhamos muitos anos pela frente e que o blog cresça exponencialmente e que esse crescimento seja um passo para que nós arquitetos tenhamos prioridade no mercado de trabalho envolvendo a construção civil e na sociedade. Parabéns ao blog Arquiteto Versátil por completar 1 ano de blog e por atingir a marca de 100 artigos publicados aqui no blog. E obrigado a todos que nos acompanhou nessa caminhada e que tenhamos muitos e muitos anos de blog e mais resultados positivos e acontecimentos inesquecíveis para que eu possa compartilhar com vocês!!!!

Comentários