O que é Pé Esquerdo?


Você já ouviu falar no termo pé esquerdo? Provavelmente sua resposta será não. Mas se você já ouviu será que sua definição está correta? 


O termo pé esquerdo é pouco utilizado na arquitetura. Mas ainda assim, este termo é muito importante e você precisa conhecê-lo. 

Você irá utilizá-lo, principalmente, na hora de calcular a quantidade de degraus de uma escada. Logo te mostrarei como você pode fazer isso. 

Leia também:



Neste artigo irei te mostrar tanto o que é pé esquerdo como a medida mínima que você pode utilizar em seus projetos. 

Pé Esquerdo



Basicamente o pé esquerdo é a distância vertical do piso, de um determinado ambiente, até o piso do ambiente superior. É possível dizer também que pé esquerdo é a soma do pé direito com a espessura da laje superior. 

Caso você não sabia o que é pé direito, recomendo que veja este artigo aqui. A partir dele você poderá entender melhor sobre o termo pé esquerdo. 


O termo pé esquerdo possui uma grande variação em sua altura. No entanto é possível adotar a medida mínima de 2,80 m. Neste caso seria 2,60 de pé direito mais a espessura da laje que seria de 0,20 m. É preciso deixar claro que a espessura da laje também pode variar. 

Leia também:



Veja, agora, o vídeo abaixo. Caso você queira vê-lo no Youtube basta clicar aqui.


Gostou do conteúdo deste artigo? Então curta e compartilhe em suas redes sociais. E não se esqueça de clicar no botão vermelho, logo abaixo, para inscrever-se no canal.


Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão sobre o tema tratado neste artigo, basta deixar nos comentários, logo abaixo.

 Produtos Exclusivo do Blog Arquiteto Versátil

Até a próxima.

Fontes: Arquitetura em Pauta, Ecivil.


Comentários