Call to Action do Blog Arquiteto Versátil


Você já ouviu falar no termo Call to Action ou CTA? Caso sua resposta tenha sido negativa, não se preocupe. Neste artigo, resolvi te mostrar dois modelos de Call to Action que eu criei recentemente para o blog e que podem servir como inspiração para você.


O termo “Call to Action” é muito utilizado em marketing de conteúdo para solicitar que o leitor faça algo. Dentre as ações mais comuns pedidas nas Call to Action temos: baixar um e-book, inscrever-se em uma lista de e-mails, compartilhar nas redes sociais, etc. 

Leia Também:



Como muitos dos meus leitores não conhecem minha loja e consequentemente não conhecem meus produtos, decidir criar uma Call to Action. Desta forma, eles poderão ver, em qualquer artigo, alguns dos produtos que eles encontrarão na loja. Mas o foco não é somente este. Quero que eles sintam vontade de visitar a loja, e desta forma, possam comprar alguns produtos.


Como você pode ver na imagem acima a minha primeira Call to Action é bastante semelhante aos banners do Adsense. Sua funcionalidade é bastante semelhante também. No entanto seu alcance é restrito, mas também o investimento foi bem baixo. 

Na Call to Action criada há um “Botão” que pede para que o leitor visite a loja. Caso o leitor queira conhecer a loja, ele precisará clicar no “Botão”. A partir desta ação ele será redirecionado para a página da loja.

Depois que fiz minha primeira Call to Action decidir criar uma outra versão.


Esta versão não segue o mesmo padrão (dimensões) usado anteriormente, mas os demais elementos (cores, fotos, tipografia) foram mantidos. No entanto, para tornar a Call to Action melhor, decidir adicionar novos elementos na composição. Devido aos novos elementos, precisei redistribuí-los para que a Call to Action pudesse ter um layout mais harmônico. 

As duas Call to Action criadas são bastante atraentes. No entanto, ao meu ver, a segunda pode gerar um impacto muito maior que a primeira. 

Digo isso porque a segunda Call to Action, logo de cara, especifica que são produtos exclusivos do blog. Depois chama a atenção do leitor para visitar a loja. E por último mostra alguns produtos da loja. 


Já a primeira Call to Action mostra, logo de cara, alguns produtos da loja. Depois chama a atenção do leitor para visitar a loja. No entanto não há a especificação da exclusividade dos produtos. 

Imagino que essa diferença entre as Call to Action podem influenciar o leitor. No entanto, cabe aqui a seguinte questão: qual delas realmente irá gerar maior impacto sobre o leitor? Só saberei no futuro. 

Leia Também:



Veja também o vídeo abaixo:


Gostou do conteúdo? Então curta, compartilhe e inscreva-se no canal.


Caso haja alguma dúvida ou sugestão sobre o tema tratado, basta deixar nos comentários. 

Para finalizar gostaria de saber: 

Qual das duas Call to Action você implementaria em seu blog ou site?

Até a próxima.


Comentários