Qual é a Diferença entre Grupo e Componente?

Qual é a Diferença entre Grupo e Componente?

Você sabe quais são as principais características que diferencia um grupo de uma componente dentro do Sketch Up? Caso sua resposta tenha sido negativa, isso quer dizer que você precisa ver o conteúdo deste artigo com bastante atenção. 


Ao longo deste artigo, eu irei te mostrar qual é a diferença entre um grupo e uma componente. Conhecer as respectivas divergências, entre um grupo e uma componente, fará total diferença durante o processo criativo dos seus próximos projetos. 

Veja Também:


Diferenças entre uma Figura Comum e um Grupo ou uma Componente. 


Antes de te mostrar as diferenças entre grupo e componente eu resolvi te mostrar as diferenças que há entre uma figura comum e um grupo ou uma componente. Eu falei, acidentalmente, sobre elas ao longo do vídeo. Porém, sua explicação é muito importante para entender as funcionalidades que diferenciam um grupo de uma componente. 

A primeira diferença, que é possível observar ao usar o Sketch Up, é que o grupo e a componente é totalmente diferente de uma figura comum que é criada no Sketch Up. 

Além disso, quando uma figura está dentro do grupo ou de uma componente ela também apresenta uma seleção simbólica que caracteriza um grupo ou uma componente. No caso a seleção simbólica que estou me referindo é com relação ao quadrado azul que surge em volta da figura que é mostrada no vídeo. 

Outra coisa que torna o grupo e a componente diferente da figura comum é com relação ao ato de editar as figuras que são criadas dentro do Sketch Up. Normalmente as figuras dentro de um grupo ou de uma componente precisam ser habilitadas para que elas possam ser editadas. 


Agora que você já conhece as diferenças existentes entre uma figura comum de uma figura dentro de um grupo ou de uma componente, será mais fácil entender as diferenças entre um grupo e uma componente. 

Diferenças entre Grupo e Componente. 


A primeira coisa que eu posso destacar que diferencia um grupo de uma componente é com relação a sua criação. Normalmente a criação de um grupo é mais simples que a criação de uma componente. Caso você queira ver como é criado um grupo ou uma componente, basta clicar na palavra grupo ou na palavra componente

Agora, eu irei te mostrar uma diferença entre grupo e componente que, a meu ver, é a mais atraente de todas elas. Porém, para que eu possa te mostrar as suas respectivas diferenças, eu precisei criar uma cópia tanto da figura dentro do grupo como da figura dentro de uma componente. 

Após ter feito a cópia, eu habilitei uma das figuras criadas dentro de um grupo para poder editá-la. Depois, eu decidi desenhar um retângulo dentro da figura. Porém, como você poderá ver no vídeo, nada ocorreu em sua cópia. 

Mas, isso não ocorre com uma componente. Se você tentar editar a figura dentro de uma componente, você verá que a sua cópia também mudará conforme você for editando a figura habilitada. Este processo de edição pode ser realizado em qualquer figura que esteja dentro da componente. 

No vídeo eu digo que somente deve alterar a figura original, mas isso não é verdade. Você pode editar qualquer componente que as demais também sofrerão mudanças. 

Lembre-se: 

Sempre que você for desenvolver um projeto no Sketch Up, você deve usar o grupo para agrupar elementos semelhantes. Desta forma seu projeto se tornará mais leve. 

Mas em casos especiais onde seu projeto possua diversos elementos iguais, você deve usar uma componente. Caso surja a necessidade de editá-los, você não precisará editar todos eles, individualmente, basta habilitar e editar um dos elementos e os demais serão editados automaticamente. 


Veja Também:


Agora para complementar seu aprendizado, eu recomendo que veja o vídeo abaixo.


Você gostou do conteúdo deste artigo? Então curta, compartilhe e inscreva-se no canal

Siga também as minhas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest

Você já conhecia essas diferenças entre um grupo e uma componente? Caso você conheça alguma outra diferença, basta dizer nos comentários, abaixo.

Até a próxima.


Comentários